BRASÍLIA

4º Fórum Nacional de Controle do TCU abordará o papel da inovação na educação no Brasil

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

 

Evento on-line e gratuito será nos dias 3 e 4 de dezembro

A Inovação em prol da Educação no Brasil. Esse é o tema do 4º Fórum Nacional de Controle, que será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro. Em sua quarta ediçãoo encontro deste ano será on-line, gratuito e aberto a todos os interessados nos desafios da gestão da educação alinhada às novas tecnologias. A transmissão será pelo canal do TCU no YouTube.

O evento é coordenado pelo ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes, que é embaixador da Rede Governança Brasil (RGB). Ele ressalta que a escolha do tema foi motivada pela urgência de integrar vários setores na garantia de um direito fundamental que estimula não só o desenvolvimento do indivíduo, mas de toda a sociedade.

Augusto Nardes aponta que os assuntos “educação” e “práticas inovadoras” devem caminhar juntos na formação do cidadão e que a conectividade, além de ampliar o acesso à informação, possibilita a melhoria da administração pública, proporcionando mais interatividade entre gestores, diretores e professores.

O ministro destaca ainda que, de acordo com a pesquisa TIC Educação 2019, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, apenas 16% dos estudantes da rede pública e privada declararam ter participado de cursos on-line e 24% fizeram simulados ou provas no ano passado.

“Este material foi divulgado em junho de 2020 e, a partir dele, podemos estimar que a porcentagem do ano anterior possa refletir dificuldades atuais para o acompanhamento do ambiente virtual de aprendizagem. É preciso agir”, destaca o ministro do TCU.

Programação

O Fórum está dividido em sete painéis, que contarão com a participação de diversos colaboradores da Rede Governança Brasil. Entre os temas, estão os desafios, as perspectivas e as boas práticas da educação digital; infraestrutura e acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs); e o aproveitamento de talentos para a melhoria da competitividade. As soluções inovadoras para a educação, tendo como experiência o que é vivido na pandemia, também terão destaque.

A integração dos órgãos de controle, com foco no Projeto Integrar, e a busca da competitividade por meio da integração entre universidades e empresas ainda farão parte das discussões.

Além do Tribunal de Contas da União, o encontro tem o apoio institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Sobre a Rede Governança Brasil

A Rede Governança Brasil foi criada em 2019 com a missão de transformar a Administração Pública e disseminar a Governança Pública no Brasil e na América Latina, com integração, estimulando a implantação da política em todas as esferas: federal, estadual, distrital e municipal, e também nos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. A Rede é composta por servidores públicos, gestores e técnicos, professores, especialistas e sociedade, que de forma conjunta trabalham em prol da Governança na Administração Pública.

Serviço:

4º Fórum Nacional de Controle

Data: 3 e 4 de dezembro

Horário: A partir das 9h

Onde: Canal do TCU no YouTube

COMENTE ABAIXO

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS