Quinta, 07 de Novembro de 2024
18°C 23°C
Brasília, DF
Publicidade

Cemitérios do Distrito Federal devem receber 600 mil visitantes no Dia de Finados

As seis unidades funcionarão das 7h às 19h; operação de acolhimento aos visitantes vai oferecer atendimento psicológico, orientações e serviços de ouvidoria

31/10/2024 às 14h10
Por: Ryan Reynolds Fonte: Agência de Brasília
Compartilhe:
A Sejus-DF vai orientar os visitantes não só sobre os direitos antes de contratar serviços cemiteriais e funerários, mas também sobre os respectivos preços.
A Sejus-DF vai orientar os visitantes não só sobre os direitos antes de contratar serviços cemiteriais e funerários, mas também sobre os respectivos preços.

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), responsável por coordenar a concessão dos cemitérios do Distrito Federal, estima que mais de 600 mil pessoas passarão pelas seis unidades de sepultamento locais no Dia de Finados, neste sábado (2/11). Nos locais, a pasta vai oferecer, em tendas ao lado das administrações, atendimentos com psicólogos, orientações e serviços de ouvidoria. As unidades seguirão com os portões abertos das 7h às 19h.

A secretaria também disponibilizará vans para circulação nos cemitérios da Asa Sul, do Gama, de Taguatinga e de Sobradinho. A Ouvidoria da Sejus-DF atuará, ainda, para registrar reclamações, denúncias e sugestões do público, com distribuição de cartilhas e tabelas de preços.

No Dia de Finados, serão disponibilizadas vans para circulação nos cemitérios da Asa Sul, do Gama, de Taguatinga e de Sobradinho.

“A Sejus vai reforçar o trabalho de acolhimento aos familiares e amigos que vierem aos cemitérios no Dia de Finados para prestar uma homenagem aos entes queridos. Para isso, está sendo preparada uma grande estrutura e logística para atendimento aos visitantes. É fundamental que a população do Distrito Federal se sinta protegida, acolhida e respeitada neste dia tão emotivo”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Conheça seus direitos

A cartilha da Sejus-DF, que será distribuída durante a ação, orienta não só sobre os direitos antes de contratar serviços cemiteriais e funerários, mas também sobre os respectivos preços. Com perguntas e respostas, o material explica quais são as funerárias autorizadas no DF, os veículos específicos para o transporte de corpos humanos, quem pode solicitar o sepultamento gratuito e quais os serviços os cemitérios não podem cobrar taxas.

A pasta também disponibiliza outros canais de atendimento para informações, que também servem para denúncias, reclamações, sugestões e elogios.: a Central 162 (segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e sábado, domingos e feriados, das 8h às 18h), a Rodoferroviária (atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h) e o portal ParticipaDF.

Os seis cemitérios do Distrito Federal vão funcionar das 7 às 19h. Confira abaixo os endereços.

• Campo da Esperança – 916 Sul, Plano Piloto
• São Francisco de Assis – SOFHN, Área Especial, Taguatinga Norte
• Cemitério do Gama – SOE, Quadra 3, Área Especial Cemitério, Setor Oeste
• Cemitério de Sobradinho – AR 7, Área Especial Cemitério, Sobradinho II
• Cemitério de Planaltina – SNO, Conjunto E, Área Especial Cemitério
• Cemitério de Brazlândia – SNO, Quadra 6, Área Especial Cemitério.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias